O que fazer

Tutoia é uma cidade do litoral maranhense, distante 320km da capital São Luis (via Barreirinhas) e está localizada em uma região privilegiada de encontro do Delta do Rio Parnaíba e os Pequenos Lençóis Maranhenses, atrativos naturais únicos no mundo e que tornam a cidade em um dos principais destinos de ecoturismo do Maranhão.

Visitar Tutoia é se deparar com paisagens naturais incríveis pra qualquer lado que se olhe. A Cidade está localizada em uma região de influência de fenômenos da natureza únicos e de características marcantes, o Delta e Lençóis.

Muito mais que visualizar paisagens, quem visita a cidade pode vivenciar experiências que tornarão os seus dias por aqui ainda mais emocionantes, não é à toa que a cidade é um dos principais destinos da Rota das Emoções.

A experiência fica completa ao se realizar os passeios que a cidade oferece, e aqui o difícil é escolher por onde começar, pois cada um conta com uma diversidade de atrativos que conquista os mais variados níveis de exigência de viajantes.

DELTA DO RIO PARNAÍBA

O Delta do Rio Parnaíba, também conhecido como Delta das Américas, é o terceiro maior Delta do mundo e único nas Américas. Raro fenômeno da natureza, criado pela foz do Rio Parnaíba que se divide formando mais de 70 ilhas em uma área estimada em 2.700km², com rios, dunas, praias lagoas, florestas de manguezais, abrigando variadas espécies de animais silvestres de uma fauna singular com destaque para o guará (ave símbolo do Delta), e centenas de igarapés que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico.

PEQUENOS LENÇÓIS MARANHENSES

Os Pequenos Lençóis Maranhenses é um grandioso ambiente de dunas costeiras que tem início em Tutóia e término na foz do Rio Preguiças, numa área total de 269.684 hectares (2.696,84 Km²). Com dunas que chegam a 30 metros de altura e lagoas formadas no período chuvoso, a área ainda possui belas praias como Moita Verde, Arpoador e Praia do Amor.

DUNA DO PÔR DO SOL 

Esta duna é um mirante natural, com cerca de 30 metros de altura, localizado logo no início dos Pequenos Lençóis e Praia dos Félix. Com apenas 15min de caminhada do centro urbano de Tutóia, na Duna do pôr do sol, é possível visualizar em uma visão panorâmica, o encontro do Delta com os Pequenos Lençóis e apreciar um dos mais belos pores do sol do litoral maranhense.

PRAIAS

Tutoia conta com mais de 20km de praias, cada uma com características diferentes e que tornam o litoral tutoiense um dos mais diversificados do Maranhão.

Praia da Andrezza

A bela Praia da Andrezza está localizada à menos de 500m à direita do monumento em homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores na Praia da Barra. Paisagem marcada pelos seus coqueirais e ilhas do Delta do Parnaíba logo à sua frente, é ideal e para quem aprecia contemplar a natureza, observar a atividade de pesca artesanal e praticar atividades ao ar livre, como caminhadas e andar de bicicleta.

A Praia também se destaca pela presença, bem em seu início, de alguns dos principais restaurantes da cidade, onde se aprecia culinária típica tutoiense, com destaque para os frutos do mar e se observa a bela vista da Baía de Tutóia.

Praia da Barra

É a praia mais próxima do centro urbano de Tutóia e preferida pelos visitantes e tutoienses para banho devido suas águas rasas, quentes e mar calmo. A linda paisagem da Praia da Barra é marcada pela Baía de Tutóia, última baía que forma o Delta do Rio Parnaíba. As ilhas a sua frente com florestas de manguezais contrastam com a carcaça do Navio Aline Ramos encalhado bem próximo a praia, evidências do passado que chamam atenção, despertando curiosidade e envolvendo os visitantes nas histórias que envolvem o chamado “cemitério dos navios” e o rico passado dessa região.

Mas o que é mais marcante da Praia da Barra e que a deixa bem charmosa é a presença das comunidades pesqueiras com suas canoas coloridas ao longo de toda a praia, o monumento em homenagem a São Pedro, o Santo Padroeiro dos Pescadores, a presença nos fins de tarde de famílias apreciando a paisagem, jovens jogando futebol, fazendo caminhadas e andando de bicicletas, e ainda aqueles que são amantes do pôr do sol.

Praia da Moita Verde

Também conhecida como Praia dos Félix, devido a uma das primeiras famílias que ali fizeram morada, a Praia da Moita Verde encanta com suas Dunas que marcam o encontro do Delta com o início dos Pequenos Lençóis Maranhenses.

Um pouco mais distante do centro urbano da cidade, as únicas construções encontradas são barracos feitos de madeira e cobertura de palha que servem de apoio para pescadores artesanais e que dão um charme especial a praia, sendo cenário comum para fotos dos visitantes e ponto de parada para vivência e observação da pesca artesanal no passeio Circuito Praias (outra dica imperdível para quem visita Tutóia).

As suas primeiras dunas são um mirante natural para contemplação da Baía de Tutóia com suas ilhas, lagoas formadas pela água das chuvas e também é ponto de encontro de apaixonados por pôr do sol, e este por ser tão espetacular, deu até nome a uma duna, a famosa duna do pôr do sol de Tutóia.

Praia do Arpoador

A Praia do Arpoador, localizada há 13km do Centro de Tutóia, na vila de Pescadores de mesmo nome, encanta pelo seu visual. Com extensa faixa de areia, mar calmo, águas quentes e rasas, formam extensas e lindas piscinas naturais, dando à Praia e a Vila, status de lugar perfeito pra quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Mas a Praia do Arpoador, além de linda, tem ganhado fama e se tornado point para a prática de kite surf, com seus ventos fortes e constantes, já atraem praticantes do esporte de diversos lugares do mundo, encantados com a diversidade de paisagem deste lugar, que transmite paz e revelam vários outros ambientes incríveis no entorno da Vila. Em resumo, Arpoador é um lugar imperdível para quem visita Tutóia e apontado por muitos como um dos lugares mais incríveis do Maranhão.

Praia do Amor

A Praia do Amor fica localizada logo após o Arpoador. Esta Praia já é bem mais afastada dos pontos mais visitados e considerada A MAIS BELA PRAIA DE TUTÓIA, com sua extensa faixa de areia, dunas no horizonte e um pôr do sol que dispensa comentários.

Por ser mais distante, se tornou o ponto preferido dos casais apaixonados que querem aproveitar a natureza e declarar todo o seu amor, daí o nome Praia do Amor.

CULTURA

A Cidade preserva costumes tradicionais que estão presentes no cotidiano local, como a pesca artesanal que conserva na Praia da Barra características típicas de uma vila de pescadores. Esta prática de pesca, ou pelo menos a partida e chegada das embarcações, podem ser observadas na praia diariamente.

Com a culinária baseada em frutos do mar, como pescados, o caranguejo, e tendo o camarão como seu principal produto, Tutóia é reconhecida como a Terra do Camarão, que tem seu preparo diversificado, ganhando destaque o Camarão no Abacaxi, Grelhado, em opções com diferentes molhos, no “Bafo” e no Alho e Óleo. Essa iguaria já virou marca da cidade e em diversos mercados pelo Brasil a fora pode ser encontrado com o nome Camarão de Tutoia, sendo apreciado por amantes de frutos do mar e virando pratos elaborados em diversos restaurantes da cidade. A fama do Camarão de Tutoia não se dá apenas pela quantidade que é produzida por aqui, mas também pelo seu tamanho diferenciado e sabor especial que conquista a todos que o saboreiam.

Tutóia tem forte identidade com expressões culturais típicas do Maranhão, como danças de rituais indígenas e diversos grupos de Bumba Boi, além da Dança do Caroço, que é genuinamente tutoiense e patrimônio cultural imaterial. Essas expressões artísticas e culturais podem ser vivenciadas especialmente no período de festas juninas e ao longo dos meses de junho, julho e agosto, em eventos de arraial oficiais do município ou nos eventos comunitários em diferentes bairros e comunidades de Tutoia.

O artesanato local também tem grande destaque, produzido com técnicas peculiares e fibras naturais da carnaúba, buriti, entre outros, que resultam em bolsas, chapéus, chaveiros e souvenires, que se tornaram símbolos de Tutóia. O artesanato tutoiense tem local de destaque para comercialização no Centro de Artesanato, localizado na Praça da Família, no centro da cidade. Este espaço, agrupa diferentes tipos de artesanato de comunidades como Ilha Grande dos Paulinos, Santo Antônio, Tutoia Velha, São João, Curralinho, Sede Municipal e Itaperinha. Além de comprar as peças no Centro de Artesanato, a visita a essas comunidades é uma experiência singular e enriquecedora.